quarta-feira, 23 de março de 2016

Livro Vermelho de Lima Barreto * Antonio Cabral Filho - RJ

Livro Vermelho De Lima Barreto
Tenho certeza de que se Mao Tsé Tung tivesse esbarrado com o livro Migalhas de Lima Barreto, de Lima Barreto, não teria escrito o catatau de proclamas intitulado Livro Vermelho de Mao Tsé Tung. E, tanto um quanto o outro sofrem do mesmo mal: a parteira. Ambos são fruto do esforço percuciente de estudiosos, que deram-lhes forma e vida para virem a lume. O primeiro literatos e o segundo, intelectuais de partido.

Mentira?  Quê isso! Leia: "A ciência não faz milagres." Não é uma tese? Pode discordar. Uma tese é feita para isso mesmo: propor, sugerir, instigar discussão, gerar a busca de solução, dirimir nossas dúvidas. Caso contrário, seria uma obviedade, coisa com que não vale a pena empenhar energias.

Quem foi mesmo que elaborou as Teses Sobre Feuerbach? Ah! Foi Karl Marx. Pois é. Lima Barreto foi melhor: fez filosofia sem compromisso com ela, abusando do blague e da ironia. Mais uma: "Como é fácil na vida tudo ruir." Podemos questionar até... à exaustão, mas nada é pior que a quebra do estado de conforto ou a inexistência dele, nada mais revolucionário do que quando este momentum nos obriga a buscar novos parâmetros de felicidade. Outra:"Quem tem inimigos deve ter também bons amigos..."
Não é verdade? Afinal, quem não tem inimigos, está cercado de Judas.

Bom, não vou alongar-me filotroçando do riso amarelo de ninguém, mas o Lima Barreto tinha todas as razões para ser alguém de poucos amigos... 

Deleite-se:"A realidade é mais fantástica do que imaginamos". E não vamos perder a chance de conhecer seu método de elaboração textual, tão explícito que causa calafrios. Verdade. Quantos ensaios, quantos seminários, quantas teses levantadas sobre a produção textual do Lima estão rolando agora nas universidades, quantos livros de exegetas ilustres abordando exatamente isso estão agora nas prateleiras das livrarias ninguém faz ideia. E o livro Migalhas de Lima Barreto demonstra isso, com toda simplicidade da água cristalina. 

O livro Migalhas de Lima Barreto é resultado do trabalho intelectual de um grupo de literatos liderados por Miguel Matos, que pesquisou e reuniu observações e comentários que o peralta "Isaias Caminha" fazia em seu álbum de recortes de notícias extraídas de jornais e revistas ou em páginas de livros, prenhes de humor e filosofia.  "Atento ao processo de reorganização do campo intelectual, na disputa do literário com outras formas de discurso e poder, Lima Barreto produziu o primeiro romance brasileiro ( Recordações do Escrivão Isaias Caminha) a tratar das relações entre imprensa e literatura, literatura e mercado. O escritor carioca também tratou, como poucos, do saber como espetáculo, num país de muitos analfabetos..." são observações da Profª Carmem Lúcia Negreiros de Figueiredo, na Apresentação. Vamos encerrar com uma pérola: "Os pássaros acendem fogo para nos ensinar o caminho".

Migalhas de Lima Barreto
Organização: Miguel Matos
Editora Migalhas
www.livrariamigalhas.com.br 
migalhas@migalhas.com.br
São Paulo - Sp 2014
*

Nenhum comentário:

Postar um comentário