Porque Me Orgulho De Ser Português
Albino Forjaz De Sampaio
Lisboa - Sá Da Costa Editora 1938
*
Albino Forjaz De Sampaio,
nasceu em Lisboa a 19 de janeiro de 1884 e faleceu em 13 de março de 1949. Foi um escritor crítico da sociedade do seu tempo, mas crítico em todos os sentidos, a ponto de se tornar um paradigma de pensador crítico. E além de escritor foi bibliógrafo, autor de um dos livros mais vendidos dentro e fora de Portugal, Palavras Cínicas, lançado em 1905, que na morte do autor se encontrava na 46ª edição.
Recomendá-lo implica em responsabilidades, pois Albino Forjaz De Sampaio não é flor que se cheire; trata-se de um nacionalista extremado, exaltador do seu país, da cultura portuguesa e dos feitos patrícios dentro e fora do torrão nacional. Porém, o mais interessante no autor é que o faz com pureza d'alma, com sinceridade, com paixão pela sua pátria, assim como Camões e outros autores portugueses apaixonados pela lusofonia.
Portanto, quem desejar conhecer a obra deste senhor, precisa saber que não se trata de uma pessoa ABERTA a transformações, ao contrário, devidamente FECHADO com aquilo que pensa: o CONSERVADORISMO puro, independente, livre de alianças com as correntes do pensamento direitista, sequer mundial, quanto mais português. Ou seja, numa comparação apenas ilustrativa, eu diria que ele lembra o nosso querido reacionário Nelson Rodrigues, mas sem a devida grandeza.
***
Nenhum comentário:
Postar um comentário