Rodeios e Touradas: a Banalização da
Tortura
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Desde a Espanha profunda, dos tempos de El Cid e Dom Fernando, que os
rodeios são eventos famosos, seja pelos vaqueiros, pelos touros ou até pelas
damas das altas côrtes que os assistem.
Torturar animais, até à morte,
sejam nos rodeios de touros, ou de cavalos, a prática possui adeptos em vários
continentes, envolvendo Europa, América e Ásia, levando essa prática a ser
categorizada como esporte e executada com requintes de crueldade sem nenhum
pudor e sob o aplauso de pessoas consideradas, inclusive, gente culta, a ponto
de João Cabral de Mello Neto, poeta brasileiro de grande prestígio
intelectual, tecer epopéias aos seus
toureiros espanhóis mais afamados, como Manolo Gonzáles, Pepe Luís, Julio
Aparecido, Miguel Báez, Antonio Ordóñez, Manuel Rodriguez, cantado como “Manolete,, o mais asceta” no seu poema
“Alguns Toureiros
A Antônio Houaiss
Eu vi Manolo Gonzáles
E Pepe Luís, de Sevilha:
Precisão doce de flor,
Graciosa, porém, precisa.
Vi também Julio Aparecido,
De Madrid, como Parrita:
Ciência fácil de flor,
Espontânea, porém estrita.
Vi Miguel Báez, Litri,
Dos confins da Andaluzia,
Que cultiva uma outra flor:
Angustiosa de explosiva.
E também Antonio Ordóñez,
O Manolete, o mais deserto,
O toureiro mais agudo,
Mais mineral e deserto,
O de nervos de madeira,
De punhos secos de fibra,
O da figura de lenha,
Lenha seca de caatinga,
O que melhor cultivava
O fluido aceito da vida,
O que com mais precisão
Roçava a morte em sua fímbria,
O que à tragédia deu número,
À vertigem, geometria,
Decimais à emoção
E ao susto, peso e medida,
Sim, eu vi Manuel Rodríguez,
Manolete, o mais asceta,
Não só cultivar sua flor
Mas demonstrar aos poetas:
Como domar a explosão
Com mão serena contida,
Sem deixar que se derrame
A flor que traz escondida,
E como, então, trabalhá-la
Com mão certa, pouca e extrema:
Sem perfumar sua flor,
Sem poetizar seu poema.”
Longe de nós ter as pretensões de estabelecer limites a quem quer que
seja. Aliás, a “liberdade” é, sem sombra de dúvida, a melhor armadilha para se
pegar seus inimigos, pois uma vez à solta, podemos ver o que realmente pregam.
E se buscarmos um pouco mais profundamente a práxis dos adeptos a torturar
animais, encontra-los-emos vinculados aos regimes autoritários de todas as
matizes, capitalistas e pseudo-comunistas.
Portugal só não é líder na defesa dessa violência, porque compete com
Espanha e França, mas seus sintomas são dignos de sérias atenções, pois uma
mandatária portuguesa, Dona Maria II, proibiu as touradas em 1836 para nove
meses depois elas voltarem com força total sob o clamor popular. Outro fato
relevante a respeito das touradas em Portugal é a presença da Família Real, com
diversos próceres ligados à sua prática e podemos citar D. Sancho II, D.
Sebastião, D. Afonso VI, D.Pedro II, D. Miguel e D. Carlos I. Mas D. Pedro II é
içado às altas categorias por ser um toureiro “de chão”, aquele que enfrenta o
touro a pé, sendo superado apenas por D. Sebastião, que solicitou ao Papa
Gregório a revogação da Bula Papal de Pio V contra as touradas. E, assim como
Espanha e França, Portugal também conquistou da UNESCO o status da inclusão das
touradas como bem imaterial ...
Some-se a isso a audácia de um filósofo francês chamado Francis
Wolff em elaborar um catatau de argumentos
intitulados 50 Razões Para Defender As Corridas De Touros, para engrossar esse caudal grotesco
disfarsado em discurso intelectual chancelado pela Universidade de Paris –
Sorbonne, em 2011, e a Federação Portuguesa das Associações Taurinas elaborar
um documento “didático” intitulado “O que são as Touradas”, ressaltando a sua
importância e entregá-lo ao Parlamento Português, na Comissão de Educação e
Cultura.
No continente americano não poderia ser diferente, até porque são
países seguidores dos demais, inclusive fruto da colonização, e as práticas em
relação aos animais não são novas. Novas por aqui são as entidades da sociedade
civil contra a tortura, contra a morte de pessoas imbecilizadas com tais
espetáculos horrorosos, que associados às rinhas de galo e as brigas de cães
pitbull, só perdem para o teatro ridículo das lutas em rings onde dois idiotas
se esmurram em nome de esportes e entidades financeiras à caça de lucros
fáceis. Podem verificar que nenhum lutador de modalidade nenhuma finda seus dias
com saúde, sequer física quanto mais mental.
E no Brasil....
O Brasil segue à risca a cartilha dessa enxurrada de estupidez. Desde à
mais tenra infância, os meninos criados no campo são submetidos a treinamentos
brutais para aprenderem a derrubar touros na munheca e a domar burros e cavalos
com a brutalidade por excelência.
Não poderia deixar de lado uma passagem da minha adolescência, quando
meu pai adquiriu uma mula branca, bem alta e esguia, descendente de muares,
pura, por uma ninharia de cruzeiros, só
porque a pobre tinha acertado um coice na cabeça do vaqueiro que a torturava
tentando fazê-la obedecer-lhe, e ao pular sobre a cerca de uma manga o infeliz
caiu e findou acertado por ela. Ao chegar com a mesma em nosso sítio, meu pai foi logo me avisando: “essa mula é assassina.
Matou um vaqueiro do Seu Chiquinho a coices e não obedece a ninguém.” E
mandou-me ter todo cuidado com ela. De cara, peguei um balde, enchi de água e
me coloquei bem na frente dela, pensando comigo: “se ela for braba mesmo, não
virá beber água por mais que esteja com sede”, mas foi puro engano. Ela
olhou-me direto, respirou forte, arfando as narinas, para sentir meu cheiro, me
identificando, esticou o pescoço, virou a cabeça para um lado e para o outro,
olhou tudo ao redor, mostrando que estava reticente em se aproximar. Então meti
a mão dentro do balde d’água e joguei água no meu rosto, enchi a mão e bebi
daquela água, sem fazer nenhum ruído, com todo cuidado, foi quando ela se
achegou e mergulhou a venta dentro do balde, refrescou-se, jogou água em mim,
cheirou-me e passou a beber água com toda sua secura, pois estava, sim, com
muita sede.
Rapidamente, o balde de dez litros de água estava quase vazio. Então
caminhei rumo ao curral, onde um tanque de água fria estava sempre à espera dos
animais e passei a mão dentro dele, para ela ver que tinha mais água. Foi como
mostrar o paraíso a quem busca felicidade!
Chamei-lhe de Branquinha. E fui buscar uma bacia com milho triturado e
um punhado de sal. Passei uma mão cheia de milho no corpo, para ela comê-lo
sujo do meu suor, portanto, com meu odor, para fornecer-lhe a minha persona,
depois cuspi dentro do sal, umedecendo-o bem com a saliva e estendi a mão de
sal para ela. Primeiro, cheirou. Depois, lambeu até meus dedos. Aí, pensei cá comigo:
desde quando um animal é brabo se ele está buscando ser aceito? Após consumir o
sal, dei-lhe a bacia de milho e toquei na crina dela, pois geralmente os
eqüinos gostam de carinho na crina, que é o seu cabelo, a sua beleza, razão do
seu orgulho e amor próprio. Ao fazer isso, ela ficou quietinha, imóvel,
sentindo a carícia ao longo do seu pescoço. Então fui pegar a “raspadeira”, uma
espécie de escova rústica, feita de lata e fiquei desembaraçando a crina dela.
Nesse momento meu pai chegou na varanda de nossa casa e viu a minha intimidade
com a “assassina”, como ele disse. E gritou: se afasta! Nem eu nem ela ligamos
para o desespero dele, perguntando-lhe se queria ver-me montá-la. Só se quiser
ser enterrado ao lado do vaqueiro amanhã, disse gritando meu pai. Aí, eu pus o
braço esquerdo no pescoço dela, abraçando-a e acariciando a sua testa com a mão
direita. Ao vê-la quietinha, meu pai disse: “que mandinga é essa, o quê que ocê
fêis com ela?” e veio na direção do curral.
Tudo isso narrado até aqui durou umas duas horas. Depois disso, eu dei
um descanso para ela, fui lanchar, pois era tardinha. Depois, pus cabresto
nela, freio, sela, peguei a taca e montei. Ela rodou comigo, como quem pede uma
direção. Folguei a rédea e ela saiu marchando. Perguntei ao meu pai: cadê a
mula assassina (?) e ele ficou assombrado de vela toda dócil fazendo evoluções
de marcha que eu lhe imprimia. No dia em que entrei na cidade montado nela, o
fazendeirão poderoso que se desfez dela por medo, ficou estatelado na calçada
da sorveteria olhando ela marchar nas mãos de um menino de 14 anos, sem usar
esporas, sem bater, sem dar pauladas nela, usando apenas palavras de comando,
ditas diversas vezes, para ela se adaptar ao novo treinador.
Mas meu pai tinha que estragar tudo. Disse que eu tinha mandinga com os
animais. Que os bichos me obedeciam, que o jacaré mais perigoso das nossas
lagoas me carregava para atravessá-las de um lado ao outro, que as cobras
dormiam ao se encontrar comigo, que os cães mais ferozes vinham lamber minhas mãos
e que ninguém ia pescar junto comigo porque não sobrava peixe pra ninguém, e
estreitei a rédea para fazê-la parar
defronte ao estado-maior dos mais ricos da redondeza. Apeei e joguei a
correia do cabresto no galho da jabuticabeira, sem amarrar nem nada, e fui
beber água, quando ouvi alguém perguntar ao meu pai: quanto quer na mula? Ao
voltar, o negócio já tinha sido fechado e fui pra casa na garupa do meu pai,
para uma semana depois receber a notícia de que a Branquinha tinha matado o
filho mais velho do fazendeiro, partindo-lhe a cabeça a coices. E que tomado de
ódio, o fazendeiro descarregou-lhe dois cartuchos da sua Smith Wesson,
liquidando a história da mula assassina do Vale do Rio Doce, que atravessava
Coronel Fabriciano marchando pelas mãos de um molequinho franzino tido por
feiticeiro com os bichos, sempre vestindo camisa branca com São Francisco de
Assis no peito.
Deixo aqui este testemunho apenas para dar um exemplo da estupidez que
reina na cabeça do nosso povo ao lidar com animais. Podemos observar pessoas da
mais alta consideração chegar no bar ou na mercearia e ao cruzar com um cão
deitado na calçada, muitas vezes aguardando o seu dono, dá-lhes chutes,
expulsando-o do local, como se ele estivesse infringindo algum regulamento
social ou coisa parecida e dia desses fiquei muito feliz, quando após chutar o
cão Sadan do pedreiro da minha rua, o agressor levou dois socos pela cara
adentro que foi sangrar lá no inferno. A isso acrescente-se a covardia daqueles
que não gostam de cães e tem a coragem de espalhar “bolas” rua afora de noite,
para matar cães e gatos da vizinhança.
Quanto
aos chamados costumes brasileiros sobre vaquejadas e rodeios, teria que
enumerar a quantidade de bois famosos no folclore, temas de folguedos e autos
festivos, de norte a sul do país, do Bumba Meu Boi, do Caprichoso e Garantido e
tantos outros exemplos mitológicos, que fazem a gente ficar perplexo. A crônica
jornalística traz constantemente narrativas sobre bois assassinos, que mataram
peões em plena ribalta, muitos dos quais são temas de cordéis, de músicas, e
muitos são chamados de “boi sem coração”, como se alguém pudesse ter coração
com seu torturador, mas ninguém, ninguém mesmo, faz música denunciando o
“vaqueiro sem coração” que esporeia um boi até levá-lo ao desespero com tantas
dores, além do sedem amarrado ao queixo para atormentá-lo com o puxão que sofre
ao abanar a cabeça. Diz um site da web que isso é coisa do passado e que o
rodeio atual não pratica mais torturas contra os animais de rodeio, mas eu
nunca vi um só rodeio sem sangue nem
mecanismos de sofrimento contra os animais. Aliás, a quantidade de bois
e cavalos assassinados após matarem seus torturadores já rendeu até canção a um
boi que entrou na história: Furacao, o touro assassino. Conheçam... https://www.youtube.com/watch?v=EEVoHMwOOh8
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